COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
O Publicitário
Este profissional cria textos , filmes, fotos utilizando sempre duas “armas” principais ao seu trabalho: muita criatividade e persuasão. É, antes de tudo “um vendedor de produtos e idéias”. Estuda minuciosamente o produto a ser veiculado, o perfil do público- alvo, analisando atitudes e hábitos de consumo e a melhor forma de divulgação da mensagem. Na fase de criação, uma campanha é elaborada, onde é definido o tema central (conteúdo), os elementos sonoros, visuais e verbais da propaganda; em outra fase, define a estratégia de lançamento e sustentação publicitária do produto. Levanta as necessidades de mercado e decide sobre preço, promoção e distribuição do produto. Na área de Planejamento e Mídia, planeja a divulgação das peças publicitárias pelos diferentes meios de comunicação para atingir o público - alvo e o maior número de pessoas. Na área de Atendimento e Contrato faz a lição entre o anunciante e a agência de publicidade, durante todo o processo de elaboração da campanha, acompanhando inclusive sua produção. Costuma atuar em agências de publicidade e propaganda, departamentos de propaganda de empresas comerciais ou industriais, órgãos governamentais e emissoras de rádio e televisão.